POLÍTICA – Edimar Kapiche Vigilante é um dos nomes mais lembrados em enquete na internet.

Pré-candidato a deputado estadual pelo PHS, Edimar Kapiche Vigilante ocupa a 8° posição no levantamento.
Consulta foi respondida por 3733 pessoas. Enquete não tem valor cientifico.
Lançando como pré-candidato a deputado estadual pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade, o  vigilante Edimar Kapiche, ficou entre os 10 nomes mais lembrados em uma enquete que ficou no ano ar na internet de 29 de janeiro a 1° de fevereiro, e apresentou o nome de possíveis candidatos a deputado estadual, federal, governador e senador por Rondônia nas eleições deste ano. Ao todo, 3733 pessoas opinaram  na enquete e o nome de Edimar Kapiche ficou entre os mais bem avaliados pelos internautas, terminando a enquete na oitava posição para o cargo de deputado estadual.
ENQUETE:
Sobre os resultados da consulta, eles são totalmente confiáveis, tendo em vista que não era possível votar mais de uma vez em um mesmo candidato. Obs: Essa enquete não tem valor científico.
Confira os 24 nomes mais lembrados como possíveis candidatos a deputado estadual e os oito a deputado federal:
Deputado Estadual
1° Fátima Gavioli: 28,3%
2° Joel Yamaha: 15,6%
3° Joel Abelha: 10%
4° Roberto Kuppê: 6,4%
5° Hermínio Coelho: 3%
6° Cirone: 3%
7° Adelino Folador: 2,9%
8° Edimar Kapiche Vigilante: 2,5%
9° Cleiton Roque: 2%
10° Lebrão: 1,7
11° Junior Raposo: 1,6
12°Fúria :1,6
13° Irma Fogaça: 1,4
14° Cabo Ramalho: 1,1
15° Tucura:1,1
16° Dr. Valdemar: 0,8
17° Airton Gurgacz: 0,8
18° Jean Oliveira: 0,7
19° Laerte Gomes: 0,7
20° Zequinha Araújo: 0,6
21° Aleks Paletot: 0,6
22° Geraldo de Rondônia: 0,6
23° Saulo Moreira: 0,6
24° Castelinho: 0,5
Deputado Federal
1° Agnaldo Nepomuceno: 20,2$
2° Marcos Rogério: 9,5%
3° Osiel Almeida: 8,6%
4° Pastor Valadares: 6,6%
5° Emerson Costa: 6,5%
6° Jaqueline Cassol: 5,6%
7° Expedito Neto: 4,7%
8° Padre Ton: 4,6%
Confira aqui o desempenho dos possíveis postulantes aos cargos de senador e governador de Rondônia. Pode-se conferir no link o nome dos outros possíveis candidatos a deputado estadual e federal lembrados pelos internautas: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScHXZgtwGNue0D2JtMM2Drevczj8A9-oQYfD9j4jCWWOcV6iQ/viewanalytics.
Quem é Edimar Kapiche:
Edmar Kapiche Luciano, tem 33 anos, casado com Márcia Ferreira, pai de Lucas, Ian Felipe e Murilo Luciano. É natural de Nova Venécia (ES), mas considera-se um rondoniense de coração. Chegou em Rondônia em 1994, à época com 10 anos, época em que foi morar na linha 05, que fica 20 km distante de Ministro Andreazza, onde ficou até 1997. Em meados de 1998, com 12 anos se mudou para Cacoal com o intuito de morar com seus tios, Ester Luciano e Antônio Gregório. Nesse período  estudava a tarde  e vendia iogurte pela manhã. Em 2002, em seu primeiro emprego de carteira assinada, trabalhou como despolpador de frutas na antiga Rondofruit. No ano de 2003 passou a trabalhar como auxiliar de carpintaria na construção dos aviários da família Bianchini e ao fim do mesmo ano foi convidado pelo casal Bianchini para trabalhar no Cacoal Selva Park, onde se aperfeiçoou e se qualificou com cursos oferecidos pela empresa, na profissão de garçom, função que ocupou até 2006 quando saiu para ingressar no serviço público municipal como vigilante, porém mesmo atuando como servidor público, nas horas de folga desempenhava outras funções como entregador de pizza ou cobrador, para complementar a renda, em várias empresas em Cacoal, tais como A Cinderela Confecções e Toldu’s Pizzaria.
Apaixonado por esporte
Desde criança já se envolvia em práticas desportivas participando e incentivando disputas de inter classe. No ano de 2008 começou  a se envolver com futebol amador e em 2009 passou a desenvolver atividades esportivas na direção da equipe amadora Clube Atlético de Cacoal (CAC), com jogos amistosos e participação em campeonatos. Em 2010, em parceria com o Cacoal Selva Park, criou a competição Taça Regional Cacoal Selva Park que acontece até hoje. Já em 2013 fez o curso básico de arbitragem, e em 2016 concluiu o curso em que foi diplomado Árbitro Assistente Profissional.
Segurança Pública
Atuando como vigilante patrimonial desde 2006.  Em 2014 assumiu a coordenação de Vigilantes do Município, onde começou a luta para a implantação da gratificação de adicional de periculosidade prevista na lei federal 12740/12, para os vigilantes do município de Cacoal, conseguindo o benefício em junho de 2015. Edimar Kapiche é um defensor de melhores condições em investimentos para a segurança pública. Entende que o tripé para o cidadão é a Educação, Saúde e Segurança.
 Defende que os três entes da federação (Município, Estado e a União) se unam para garantir melhores condições de segurança à toda a população brasileira.
Uma das bandeiras defendida por ele é a criação, estruturação e formação das Guarda Civis Municipais em todos os municípios do Estado de Rondônia, causa que tem debatido e buscado apoio do setor público, autoridades em segurança e sociedade.
Política
Em 2016 foi candidato a vereador pelo PHS em Cacoal, e por três votos não foi eleito, ficando na primeira suplência. A respeito da descrença do cidadão na política, ele acredita que apesar dos problemas gerados pelos maus políticos, a boa política só existirá se os cidadãos de bem estiverem dispostos a participar mais ativamente da política, inclusive fomentando o debate político em todos os locais. Uns dos lemas defendidos por Kapiche é que não existe solução fora da política. A omissão dos bons é o triunfo dos ruins. Nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos.