Dia Nacional do Vigilante é celebrado com confraternização em Cacoal


Evento foi organizado pela coordenação da categoria e contou com representantes da administração municipal.
Para celebrar o Dia Nacional do Vigilante, que é comemorado no dia 20 de junho, os vigilantes municipais de Cacoal participaram nesta sexta-feira (29) de uma confraternização organizada pelo coordenador do setor Edimar Kapiche. No evento foram discutidos também assuntos ligados a melhorias para a categoria.
A confraternização foi realizada no teatro municipal e contou com a presença da prefeita Glaucione Rodrigues, o vice-prefeito Elcirone Deiró, a secretária municipal de Administração Josiane Rodrigues, o presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais de Cacoal (Assemuc) Gedair Monthaya, o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Cacoal (Sinsemuc) Ricardo Sérgio Ribeiro e membros da diretoria.


Durante a cerimônia o coordenador do Setor de Vigilância Patrimonial do município de Cacoal, Edimar Kapiche, parabenizou a todos os vigilantes pela data e agradeceu o apoio que recebeu durante o tempo em que esteve à frente da pasta. “Quero parabenizar a todos desta categoria de guerreiros que colocam suas vidas em risco, e muitas vezes são injustiçados, tendo em vista que as pessoas costumam lembrar-se de nós só quando acontece um furto ou um arrombamento”, expressa.
Em razão das eleições deste ano, Kapiche que é pré-candidato a deputado estadual pelo PHS, teve que se afastar da Coordenação Vigilância Patrimonial. O também vigilante Osiel Ribeiro Gomes assumiu o cargo. Edimar Kapiche aproveitou a oportunidade também para agradecer a administração municipal e a prefeita Glaucione Rodrigues pela confiança e por honrar o compromisso que assumiu com o grupo de vigilantes por garantir que a categoria seja chefiada sempre por um vigilante de carreira.
Atuando como vigilante patrimonial desde 2006, Edimar Kapiche assumiu em 2014 a coordenação de Vigilantes do Município de Cacoal, onde começou a luta para a implantação da gratificação de adicional de periculosidade prevista na lei federal 12740/12, para os vigilantes do município, conseguindo o benefício em junho de 2015.
Como profissional da área, Kapiche é um defensor de melhores condições e investimentos para a segurança pública. Uma das bandeiras defendida por ele é a criação, estruturação e formação da Guarda Civil Municipal em todos os municípios de Rondônia, causa que tem debatido e buscado apoio do setor público, autoridades em segurança e sociedade. “No ano que vem queremos comemorar este momento no dia 3 de setembro, no dia do Guarda Civil Municipal”, expõe Kapiche ao encerrar sua participação na cerimônia.
A prefeita Glaucione informou que a administração municipal irá analisar a possibilidade de criação da Criação da Guarda Civil Municipal. “Precisamos estudar mais a fundo este projeto para podermos pisar em terra firme. É um pedido deles, e vamos analisar com muito carinho”, relata.


Fonte: Assessoria